A Polícia Militar do Piauí iniciou essa semana a distribuição das novas viaturas L200 Pick- ups, que serão destinadas ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e o Comando de Policiamento Especializado (CPE) de Teresina. O Comandante-geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, afirma que essa era uma demanda da instituição.
“A Secretaria de Segurança Pública, através do secretário Chico Lucas e do governador Rafael Fonteles, vem dando apoio as nossas demandas. Para isso, foi autorizado a renovação da frota locada em 300 viaturas, com isso foi possível dobrar a capacidade de operação da Polícia Militar. A PM conta agora não somente com 300 viaturas locadas, mas dobrou para 600. Isso é muito importante, tendo em vista essas aquisições”, ressalta o Comandante.
Este ano também foi dado posse a mais de mil e cem novos policiais , bem como o curso de formação de aproximadamente 400 policiais. “Essa demanda era necessária e urgente para o efetivo da Polícia Militar. O governador, somente neste ano, está dando formação e posse a cerca de mil e quinhentos homens e mulheres que precisariam de mais equipamentos, armamentos e mais viaturas para desempenhar suas funções. Isso foi a intenção de um reforço policial e proporcionar condições estruturais para operacionalização desse pessoal no policiamento ostensivo. É muito importante a aquisição dessas viaturas”, afirma Coronel Sheiwann Lopes.
As viaturas distribuídas irão contribuir na intensificação do policiamento dos Batalhões da capital e municípios da região metropolitana, bem como o Comando de Policiamento Especializado, que são eles: BOPE, BEPI, BPRONE, RPMONT, BPGDA, ROCAM e BPCHOQUE.
“A distribuição dessas viaturas será realizada a abranger todo o Piauí, desde as unidades especializadas da capital, os Batalhões da região metropolitana, como as unidades do interior e a unidade mais básica da Polícia Militar, que é o Grupamento de Polícia Militar, que são os GPM’s. Toda a Polícia Militar será contemplada entre pick-ups e Dusters. Todas as unidades da capital e interior serão contempladas, no qual serão distribuídas de acordo com a capacidade operacional de cada unidade policial militar, de acordo com seu efetivo e sua capacidade de colocar policiais nas ruas”, explica o Comandante.
O Coronel Sheiwann Lopes ainda afirma que em breve a Polícia Militar estará adquirindo viaturas com celas. “Nessa primeira leva, revemos uma frota de pick-ups locadas e Dusters e também estamos em processo junto ao governo federal e através do tesouro estadual, para aquisição de mais viaturas próprias, entre elas as viaturas com celas. veículos bem equipados, com estruturas para fazer frente a criminalidade. Por um lado, o governo estadual tem um trabalho de locação, pois é um custo benefício melhor, tendo em vista que a manutenção, a atuação das viaturas são de responsabilidade da empresa que fez a locação. A parte de documentação e manutenção fica por conta do proprietário, isso traz ganhos para a Polícia Militar . Mas, temos que ter viaturas próprias, equipadas, que façam parte do capital material da polícia, que será disponibilizada sobretudo para as unidades especializadas, pois são viaturas apropriadas para cada missão específica. Então em breve estaremos adquirindo mais viaturas próprias, fortalecendo assim todo um sistema de segurança”, finaliza Coronel.
A Associação dos Bombeiros e Policiais Militares do Estado do Piauí(ABMEPI), sempre atuante e na defensa dos direitos dos Militares apoia conquistas como essas que contribuem para a segurança da sociedade e também melhor desempenho do trabalho do Militar.
“Todo material e equipamentos utilizados devem ter em mente uma finalidade: propiciar o melhor desempenho da função policial com segurança, qual seja, o uso legítimo da força, potencial ou não, na medida da necessidade de cada situação. É muito relevante a aquisição de viaturas e materiais que possam dá apoio ao trabalho do policial, que prestará melhor serviço a sociedade”, finaliza Major Flaubert Rocha, presidente da ABMEPI.
Por Adriana Oliveira
Comments powered by CComment